domingo, 2 de agosto de 2009

Mensagem De Abertura

Este espaço foi criado para tratar, com exclusividade, do tema da Espiritualidade como componente da Educação do ser humano. Destina-se a alunos do IV nível do curso de Pedagogia da PUCRS-Câmpus Uruguaiana/ 2º semestre/2009, na disciplina que estarei ministrando, com o título de " Educação e Espiritualidade". Também destina-se a todos aqueles que têm interesse pelo tema.

*********************************************************************************

O ser humano não pode ser dissociado de sua natureza: ele é mente, coração e alma. Essa integralidade do ser precisa ser considerada nos currículos das escolas e universidades. Não somos só razão. Quando trabalhamos, quando estudamos ou nos relacionamos, quando agimos, como cidadãos, em qualquer momento das nossas vidas, estamos revelando nossas crenças, nossos sentimentos, os valores que elegemos para nos guiar, na jornada da vida.
A tão buscada sabedoria, o equilíbrio, o sensibilidade, o auto-controle emocional, a atitude positiva diante dos desafios da vida, tem relação direta com o estágio de desenvolvimento da espiritualidade de cada ser humano e passou a constituir-se em diferencial na atuação dos profissionais deste novo milênio. Não tem valor mais só o saber. Como foi defendido por Delors(1996), os quatro pilares que sustentarão a educação no século XXI são o aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Isso será exigido de cada um de nós.
Juliatto ( 2009), no livro O Horizonte da Educação: sabedoria, Espiritualidade e Sentido da Vida", alerta para o fato de que "(...) presenciamos o surgimento de uma era de despertar, de desenvolvimento e de iluminações espirituais. Vemos pessoas e instituições que buscam descobrir a razão de sua existência, clarear sua individualidade e missão."
Catanante (2000) no livro Gestão do Ser Integral, sustenta essa mesma ideia ao afirmar que " A natureza humana é reconhecida essencialmente como social, emocional, espiritual e racional. Quando atuamos com todos esses aspectos em equilíbrio, atingimos a excelência em 360 graus. Significa que agimos com a alma, com o coração e a razão totalmente integrados(...)" Esse é o desempenho que se espera dos profissionais do século XXI.
A ciência avançou e a Física quântica trouxe contribuições significativas para essa mudança de paradigmas, não só na área das ciências, mas mexeu, também, com o ideario dos filósofos do século XX. Fritjof Capra, Ph.D., físico e teórico de sistemas, sinaliza para a importância do papel da consciência no âmbito da teoria quântica. Os conceitos descobertos pela mecânica quântica começam a ter uma interferência profunda nos conceitos filosóficos, psicológicos e espirituais.
Físicos como o indiano Amit Goswami, fundamentados nos conceitos da Física moderna passam a apresentar provas científicas da existência da imortalidade, da vida após a morte, como se pode ver no documentário " Quem somos nós".
Viktor Frankl, Psiquiatra Vienense, inova ao fundar a Logoterapia, conhecida como a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia; a Psicanálise Freudiana é considerada a Primeira e a Psicologia Individual de Adler a Segunda. A logoterapia busca oferecer alternativas diferenciadas, caminhos práticos para cada pessoa poder encontrar o seu sentido de vida, preenchendo, assim, o vazio existencial que costuma acometer o ser humano, de modo geral.
O importante de toda essa discussão é que somos seres integrais e precisamos vivenciar nossa espiritualidade, fazer emergir todo nosso potencial interior em busca da nossa evolução. Como seres integrais, humanos que somos, não nos é permitido apenas crescer. Precisamos nos desenvolver, evoluir e as lições e desafios da vida estão aí para concretizar essa missão.
E você, o que pensa a respeito disso?
Já pensou sobre a missão que lhe coube nesta jornada da vida?

25 comentários:

  1. Adorei, já estou acompanhando...
    Beijos e sucesso :)

    ResponderExcluir
  2. A espiritualidade está presente em nossas vidas, por isso precisamos compreender que somos seres dotados de emoção e razão.
    Para isso, é preciso buscar vivenciar nossa espiritualidade, a cada dia sendo através de uma reflexão sobre nossos valores, ações, pensar será que estou agindo de forma a alcançar a evolução espiritual?
    Sem dúvida temos que reservar um minuto do nosso tempo, para essa reflexão para nos alertar do significado de nossa existência, para perceber o sentido de nossa vida.
    As vezes reclamamos dos obstáculos que encontramos e não percebemos ou não acreditamos que Deus não nos coloca frente a um fardo que não possamos carregar, para isso temos que enfrentar os desafios e vencê-los sem reclamar, pois assim enfrentando nossos obstáculos é que iremos nos fortalecer nosso corpo e nossa alma.

    ResponderExcluir
  3. Edione
    Porque estamos aqui neste mundo, será que somos apenas corpo e mente.Creio que não.
    Eu aprendi que a razão não pode explicar tudo,pois a coisas mais poderosas não se explicam, elas se apresentam a nós,e cabe a nós acreditar ou não num ser superior.
    Temos necessidade de nos comhecermos intensamente e assim trabalharemos melhor nossos anseios, problemas e dúvidas.Trabalhar a espiritualidade é saber administrar nossas energias,e assim poderemos viver bem e melhor.

    ResponderExcluir
  4. A espiritualidade está presente em toda a realidade. Esta abertura é essencial para viver na plenitude que o ser humano busca ao longo da vida.Tal compreensão advêm do processo reflexivo, da compreensão que nós estabelecemos entre nosso mundo interior e o exterior, no qual compreendo como experiências.
    Todas as experiências pelas quais passamos na vida são concretizações da nossa mente.Podemos, portanto, dizer que todas as experiências pelas quais passamos nesta vida são instrutivas.Por mais dolorosas, sempre nos ensinam algo.
    Como adepto da Filosofia do Seicho-no-ie, aprendemos e discutimos nos encontros , que não devemos ficar simplesmente lamentar as experiências dolorosas.Segundo Oscar Wilde, “ na tristeza podemos encontrar o santuário da alma”.Ao vivenciar uma grande tristeza, o ser humano compreende o significado do amor pelo próximo.
    As adversidades no qual, eu e tantos colegas...e porque não Pedagogos/as com que deparamos nos caminhos da vida estimulam-nos a lutar contra as dificuldades, exteriorizando a força latente da alegria em nossos corações.Assim, adquirimos mais sabedoria e sensibilidade e tornamo-nos mais capazes de compreender as pessoas.Devemos aprender amar ao próximo , e alcançar um grande progresso espiritual.
    A nossa vida é cheia de lições imprescindíveis à nossa alma.Podemos progredir ou não, dependendo do modo como recebemos as experiências da vida.Nós só evoluímos se compreendemos o porque da lição.

    Vida Vivida:
    Se barrarem minha passagem colocando grandes pedras no meu leito, converter-me-ei em torrente, em cachoeira,e saltarei impietuosamente( Anata Wa Mugen Noyokusha.)

    ResponderExcluir
  5. Estou gostando de ver as reflexões postadas... Espero que os demais se motivem com essas já publicadas e participem, também. Esse espaço é nosso, é a continuidade da nossa sala de aula, é apenas mais um espaço pedagógico, então, vamos interagir nele. Espero pelos demais...

    ResponderExcluir
  6. Penso que todas as pessoas deveriam assistir a este filme “Quem somos nós?”. E depois de assisti-lo fazer para si mesmo estas perguntas: O que estou fazendo para melhorar o mundo? Bom eu responderia primeiro que temos de olhar para dentro de nós mesmos, identificar como está o nosso interior, para depois querer melhorar o exterior. O que posso melhorar dentro de mim? Como posso demonstrar os meus sentimentos e as minhas emoções? Será que estou buscando os meus objetivos ou estou deixando o tempo passar?
    Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas com o seu exterior, com a sua aparência estética e estão deixando de lado o seu interior. Não basta estarmos bonito por fora. Devemos também estar “bonitos” por dentro.
    Amar a si próprio, para depois amar o próximo. Demonstrar solidariedade consigo mesmo, antes de ser solidário com os outros.

    Rosa Machado

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o texto, acredito muito que as pessoas são seres integrais formados por razão, coração e alma que devem ser trabalhados cada um a sua maneira.
    Hoje em dia tudo passa rápido correndo e se não aproveitarmos os momentos que sobram para fazer coisas especiais o tempo vai passar e vamos ficar com um vazio muito grande se arrependendo às vezes pelo que fizemos ou pelo que deixamos de fazer.
    Às vezes eu fico pensando na vida, na natureza, nos animais, nas estações do ano e vejo como tudo é perfeito e especial e não consigo imaginar outra criação para tudo isso a não ser por um ser supremo maior do que nós que ao mesmo tempo esta dentro de nós.
    Acredito que as pessoas devem trabalhar a mente o corpo e a alma e deixar desabrochar o Deus que existe dentro de cada um fazendo o bem e amando as pessoas.

    ResponderExcluir
  8. A espiritualidade precisa ser incentivada em todos os níveis de ensino, dede a Educação Infantil até o Enso Superior, pois não somos somente razão, mas também emoção. É através da espiritualidade que transcendemos, que compreendemos as diversidades da vida e encontramos força para vencê-las.
    A crença em um ser superior (tenha ele o nome de Deus ou não)nos torna pessoas melhores, mais solidárias e sensíveis às inspirações divinas.
    Como educadora, acredito que o desenvolvimento pleno dos seres humanos se dá pela espiritualidade, pelo sentido que damos a nossa existência, pela aceitação da nossa missão e o desligamento do plano material para haver uma ascensão espiritual.

    ResponderExcluir
  9. Nas preocupações do dia a dia acabamos por deixar de lado muitas vezes nosso
    lado espiritual, corremos em busca de uma vida melhor financeiramente a qual por mais consigamos adquirir bens de consumo isso nos satisfaz momentaneamente em seguida, a frustração retorna.

    Portanto, ao refletirmos vemos que devemos nos preocupar com nossa espiritualidade, pois, somos um ser dotado de razão, emoção e espiritualidade e quando eles estão em desequilíbrio nós temos dificuldade de ser, agir e nos relacionar com o outro e nos aceitarmos. Nunca se fez tão necessário saber lidar com nossas emoções já que isso interfere diretamente em nossas relações interpessoais.

    Valdirene

    ResponderExcluir
  10. como nos dizia sócrates "O homem é o que pensa que é ". Quem somos? seres em permanente evolução a medida que evoluimos, mudamos nossos conceitos, isto é nossa bagagem de vida.
    vivemos hoje o séc XXI, desde que o mundo é mundo, busca o ser humano a sua integridade.somos testemunhas que gerações e gerações se sucederam sem se quer entender o porque estavam aqui.Filósofos, psicólogos, cientistas,espiritualistas, contribuiram e contribuem para essa integração, mas o ser humano ainda enfrenta dificuldades para atingi-la.Ao observar a humanidade cada vez mais perdida buscando sempre nos outros ou em aspectos fora de si a sua completude.
    A sociedade hoje em dia está desprovida de valores, sempre querendo o que é do outro.
    As pessoas são facilmente manipuladas pelas vastas opções oferecidas para trabalhar a sua espiritualidade.Na sequência passamos ao racional que não nos permite apelarmos a crenças, mas sim nos impõe fatos, e quando verificamos ou pautamos a nossa vida, nos distanciamos da maioria, e nos sentimos isolados e vazios.
    Por isso concluo que a missão que me coube nesta jornada é mesma para todos os humanos.
    "VIVER E AMAR"
    viver cada minuto como se fosse o último, e amar cada partícula existente no universo como se fosse a única.

    ResponderExcluir
  11. Ás vezes me pergunto e se vivessemos em um mundo que prevalecesse apenas a razão, onde as pessoas lutassem somente pelas coisas terrenas e materiais, teríamos um mundo melhor?
    Ao mesmo tempo imagino como as pessoas viveriam sem emoção? Sem o amor e até mesmo sem a espiritualidade.
    Acredito que para conseguirmos dar um sentido para a vida, é necessário haver um equilíbrio entre todos os pontos acima citados.

    ResponderExcluir
  12. Acredito na espiritualidade, que alguns desenvolvem mais e outros menos. Quem prioriza os bens materiais, acreditam apenas no que podem ver e tocar, esquecem de coisas importantes da vida como sentimentos e fé. Para mim ninguém é incompleto por natureza, mas pobres de espírito em valorizar o que na verdade não tem o mínimo valor...
    Costumo valorizar cada momento de minha vida, com algumas perdas aprendi a ver o que realmente importa, ainda estou aprendendo. Não sei exatamente qual missão tenho na Terra, mas se soubesse talvez não estimasse a vida como tem que ser e apenas tentaria cumprir o estabelecido...É uma incógnita interessante, uma busca quase sem fim...Vale a pena viver cada momento como se todos fossem muito importantes.

    ResponderExcluir
  13. Professora sempre fui uma pessoa de pensar muito no porque viemos nesta vida e para onde vamos, a alguns anos atraz era uma pessoa um pouco diferente do que sou hoje, mas após ter vivenciado em minha vida um novo modelo de educação chamada de metodologia freiriana, me modifiquei bastante e percebi que se estou aqui nesta vida não é por acaso e sim porque tenho uma missão aqui para cumprir ou pelo menos tentar cumpri-la. Percebo hoje e acredito em um mundo melhor para todos nos. Hoje me sinto uma pessoa mais humana, tenho a certeza que mudei para a melhor e espero que minhas experiencias de vida continuem a me ajudar a melhorar cada vez mais e poder transmitir para as pessoas que elas também podem aprender com seus erros e que são humanos.

    ResponderExcluir
  14. Sabemos que não somos seres apenas movidos pela razão, e q a emoção está presente em todos os momentos da nossa existência, ela é a chave para o nosso equílibrio. Acredito que a espiritualidade está dentro de cada um de nós,alguns a possuem mais e outros menos. Ela é o motor das nossas vidas e demonstra o modo de viver de cada pessoa, as nossas crenças , atitudes , perspectivas. É preciso que tenhamos tempo para refletir sobre nossa vida, nossos gestos, o que de bom estamos fazendo para que possamos a cada dia nos melhorarmos!

    ResponderExcluir
  15. Chico Xavier - Reflexões

    Amanhecer...

    Quero nascer de novo em cada dia que nasce.

    Quero ser outra vez novo, puro, cristalino.

    Quero lavar-me, cada manhã, do homem velho, da poeira velha,
    das palavras gastas, dos gestos rituais.

    Quero reviver a primeira manhã da criação, o primeiro abrir dos olhos para a vida.

    Quero que cada manhã, a alma desabroche do sono como a rosa do botão, e surja, como a aurora do oceano, ao sorriso dos teus lábios, ao gesto de tua mão.

    Quero me engrinaldar para a festa renovada com que cada dia nos convidas e desdobrar as asas como a águia em demanda do sol.

    Quero crer, a cada nova aurora, que esta é a definitiva, a do encontro com a felicidade, a da permanência assegurada, a de teu sim definitivo.

    Isto é Ter a espiritualidade presente na vida!!!

    ResponderExcluir
  16. A espiritualidade está presente em todos nós. Somos seres formados de coração, alma e razão.
    Ao aprender a amar, o homem derramará lágrimas, mas não de tristeza, mas de alegria. Chorará não pelas guerras nem pelas injustiças, mas porque compreendeu que procurou a felicidade em todo o universo e não a encontrou. Perceberá que Deus a escondeu no único lugar em que ele não pensou em procurá-la: dentro de si mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Ao longo da formação da nossa personalidade nos tornamos seres que pensam e que podem mudar a nossa história, privilégio indivizível da espécie humana. Somos uma espécie inteligente num universo descomhecido. Só não se encanta com a vida quem está sufocado por preocupações, atolado com suas atividades e não consegue ver além da cortina das dificuldades. CINTHIA

    ResponderExcluir
  18. Acredito que nossa espiritualidade é o que nos torna seres humanos capazes de equilibrar razão, coração, pensamento e ações. Essa espiritualidade precisa ser trabalhada em nosso dia a dia assim como nossa empatia. É essa chamada espiritualidade em alguns momentos confundida com religiosidade que nos impulsiona a praticar o bem, a sermos seres generosos, amorosos. Penso na espiritualidade como uma fonte de vida e saber; saber viver, saber conviver, saber ser gente.

    ResponderExcluir
  19. A espiritualidade deve estar presente em nosso dia-dia. Atraves da espiritualidade podemos refletir sobre as coisas que nos rodeiam e assim percebe como o universo é curioso, desafiador e magnifico.
    Acredito que existe um ser supremo que criou esse universo e continua colocando a sua mão sobre ele.
    É necessario crer no senhor, crendo em Deus nos tornamos pessoas mais confiantes, mais preocupada com o proximo, sentimos uma tranquilidade em lidar com as dificuldades que aparecem em nosso caminho, nos encotramos uma força que so Deus pode nos dar para assim supera-las.
    Não descobri qual seria minha missão nesse planeta, mas continuo a procura dessa resposta, e creio que o senhor estara ao meu lado me guiando e me ajudando neste caminho

    ResponderExcluir
  20. Espiritualidade faz parte de nós humanos,é essencial para que tudo ocorra em equilíbrio. O ser humano necessita estar bem consigo mesmo, ter paz no coração, buscar ajudar a quem preciso, tendo uma visão holística perante as dificuldades da vida, não se deixando abater e sim buscando superar as adversidades que servem para nos tornarmos fortes.
    Logo na vida o plano espiritual é indissociável de nosso corpo e razão, pois somos seres integrais e para vivermos bem não devemos descuidá-las.
    Patricia Corradi

    ResponderExcluir
  21. A espiritualidade está em cada um de nós por isso devemos deixar que ela cresça pois e essa força espirial que faz com que vejamos a vida de uma maneira mais real, com mais amor no coração,dando mais carinho e dedicação a quem precisa e sempre fazendo o melhor que pudermos.

    Reflexão sobre o quase.....

    Quase.
    Essa é uma palavra triste no dicionário de qualquer um.
    “Quase” compara com :
    “Por pouco”, “Da próxima vez”,“Se apenas”,“Aproximadamente”.

    É uma palavra que fala de oportunidades perdidas, esforços abortados e ocasiões que se foram. É a menção honrosa, o campo adequado, o banco de reservas, o segundo no final da corrida, e os biscoitos queimados.
    Quase.
    Aquele que foi embora.
    A venda que deixou de ser feita.
    O jogo que quase foi ganho .
    Quantas pessoas você conhece que cuja reivindicação à fama é um QUASE.
    *“Você se lembra da ocasião em que eu QUASE fui escolhido como encarregado do ano?”
    * “Dizem que ele QUASE chegou as finais do campeonato.”
    * “Eu QUASE fechei aquele negócio, esse projeto mudaria minha vida.”
    * “Ela QUASE teve coragem para não desistir.”
    Desde que houve gente no mundo, existiram os QUASE. Indivíduos que QUASE venceram
    a luta, que QUASE escalaram montanhas, que QUASE encontraram um tesouro.
    Um dos QUASE mais famoso é encontrado na Bíblia. Pilatos. Todavia, o que ele perdeu foi
    muito, muito mais importante do que um prêmio ou uma recompensa.
    Ele QUASE realizou o que teria sido o maior ato de misericórdia da história.
    Ele QUASE perdoou o Príncipe da Paz.
    Ele QUASE libertou o Filho de Deus.
    Ele QUASE optou por absolver o Cristo....QUASE
    Ele tinha o poder. Tinha a escolha. A opção de libertar o Filho de Deus era sua ... ele fez
    isso? QUASE .
    QUASE. Quantas vezes essa palavras feia de 5 letras se introduzem nos epitáfios
    desesperados?
    Ele quase conseguiu.
    Ela quase decidiu não deixá-lo.
    Eles quase tentaram mais uma vez.
    Ele quase se tornou cristão.
    Ela quase conseguiu não traí-lo..... e tantos outros que ouvimos....
    O que torna o QUASE uma palavra tão poderosa?
    Porque existe uma brecha tão grande entre “ele quase” e “ele fez”?

    Por isso devemos fazer tudo o que pudermos de melhor, porém não devemos querer abraçar todo mundo pois é impossível uma uníca pessoa tranformar todas.

    ResponderExcluir
  22. A alma se transvia e perturba, quando se serve do corpo para considerar qualquer objeto; tem vertigem, como se estivesse ébria, porque se prende a coisas que estão,por sua natureza, sujeitas a mudanças; ao passo que, quando contempla a sua própria essência, dirige-se para o que é puro, eterno, imortal, e , sendo ela dessa natureza, permanece aí ligada, por tanto tempo quando passa. Cessam então os seus transviamentos, pois que está unida ao que é imutável e a esse estado da alma é que se chama sabedora. Adriana Amorim
    bjinhu

    ResponderExcluir
  23. Não somos seres movidos não apenas pela razão, mas também pela emoção.
    A espiritualidade se faz necessaria em nossas vidas, no nosso dia-a-dia a cada gesto de carinho e generosidade que de demonstramos ao proximo.
    A espiritualidade se faz presente em minha vida, para assim poder lidar com minha emoção e ser generosa com as outras pessoas,pois so assim estarei com meu espito em paz.
    Bjimhos

    ResponderExcluir
  24. O homem precisa se desenvolver integralmente, desenvolvermos nossa espiritualidade é fundamental em nossas vidas. Acredito que Deus me deu uma missão maravilhosa, contribuir positivamente na formação de centenas de crianças e jovens. Para essa importante tarefa é necessário estar preparada. Espiritualidade nos ajuda a encontrarmos o equilibrio que é fundamental na profissão de educadora, também é importante auxiliar no desenvolvimento e descoberta da espiritualidade por parte dos alunos, isso é um dos motivos que devemos trabalhar nossa espiritualidade.

    ResponderExcluir