Transcendência...
Esse será o tema da nossa próxima aula no dia 24 de agosto... Vamos analisar o conceito de transcendência a partir da visão de Leonardo Boff. Transcendência como a capacidade de superar os limites da normalidade; transcender a forma física através do poder do pensamento, da meditação. No plano espiritual, um momento de oração, com fé verdadeira, é uma forma de transcendência...O significado literal dessa palavra é ultrapassar, superar, ou simplesmente passar de um plano objetivo para um plano subjetivo, através da mente. Além de estudarmos a perspectiva de Boff sobre transcendência, vamos fazer uma vivência para sentir, de modo concreto, o real significado desse conceito. Não percam a próxima aula! Segunda-feira, dia 24 espero por vocês para vivermos momentos de discussão, aprendizagens e vivências práticas de transcendência....Já fica registrado que dia 31 daremos continuidade ao estudo desse tema a partir da teoria da logoterapia, de Vitor Frankl. Não percam....
sábado, 22 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Certamente estarei lá!!!
ResponderExcluirbjsss...
Parabéns pelo blog.
Foi muito boa a última aula.
ResponderExcluirTranscender é sempre válido para a nossa alma.
bj
Que bom que gostaste, Bruna. Fico feliz com depoimentos assim que só me incentivam a criar coisas diferentes para trabalhar com vocês. Recebi e-mail da Rita Fidelis, que está fazendo a cadeira de educação e espiritualidade com a turma de vocês,mas ela é do curso de Ciências Biológicas, dizendo que adorou a aula. Não imaginas como isso me motiva! Muito obrigada! Cada aula eu preparo com todo cuidado, pensando em dividir teoria, prática e momentos de reflexão e partilha. Serão assim minhas aulas. Sempre, ao preparar, a única questão que me move é: preciso fazer algo que os motive a viver sua espiritualidade, na prática. Tomara que consiga alcançar meus propósitos com essa disciplina. Isso já me terá feito feliz! Abraço e obrigada pela força.
ResponderExcluirProfessora adorei sua aula do dia 24/08/2009, sendo temas que me chamam muita atenção. Fiquei muito emocionada com sua aula. Bjs Rita
ResponderExcluirQue bom Rita, fico feliz com essa manifestação sua! A próxima aula vai ser na mesma modalidade, você vai gostar!
ResponderExcluirAs aulas de espiritualidade estão cada dia melhores, essa sobre transcedência do dia 24/08/09 foi ótima, nela pude refletir muito sobre a minha vida e as minhas crenças,foi emocionante.E transceder é preciso!!!
ResponderExcluirEstou gostando muito das aulas de espiritualidade, mas a aula sobre transcedência eu adorei, nela pude refletir
ResponderExcluirsobre minha vida.
Bjos
A aula sobre transcendência foi muito significativa, pois,transcender é algo que temos que fazer para que possamos viver em paz e harmonia consigo e com o outro.Em um momento díficil de ira ou descrença temos que ter a sabedoria para mudar o sentido dos nossos pensamentos para algo melhor,através de uma oração, ou meditação, pensamento positivo, para que as forças negativa não caiam sobre nós.
ResponderExcluirNo mundo corrido que vivemos, passamos por situações difíceis, de stress, cansaço, irritabilidade e medo. Por isto precisamos reservar um tempinho do nosso dia para um momento de oração, de reflexão, de transcendência, parar um pouquinho para conversar com Deus. Fazer uma análise de como foi seu dia, agradecendo todas as coisas boas que ocorreu com você neste dia, ou até mesmo pedir perdão pelas falhas cometidas. Transcender espiritualmente, esquecer o material, desligar-se do mundo real por um momento, passar para um plano espiritual, através do poder do pensamento.
ResponderExcluirGostei bastante das aulas de espiritualidade, mas a mais marcante foi a aula sobre transcendência. Foi o momento em que fiquei bem próxima de Deus, pois ele é transcendental a nós. Sua benevolência, sua realeza é real.
ResponderExcluirSomos frutos que brotam alimentando a seiva que vem de Deus.
Deus é transcendental a nós. Deus esta acima de nós e nós queremos estar dele.
Para refletir:
ResponderExcluir“A idolatria, a nível religioso, é ter a inteligência e o coração retidos por aquilo no qual nós acreditamos, pelas nossas representações de Deus, que nós tomamos por Deus.
E no mundo atualmente há muito poucos crentes e muitos idolátras.
Como reencontrar o sentido no ícone? Como reencantar o mundo?
Como ter o olhar não retido naquilo que olhamos?
Trata-se de ver aquilo que estamos vendo.Mas, também ver o invisível que envolve todas as coisas.Ver o invisível no visível e o visível no invisível.Este espaço contem todas as coisas.
Como não ter uma inteligência não retida pelo que sabemos? Trata-se bem de saber o que sabemos. Mas, saber tudo que não sabemos.
Eu fico sempre surpreso de ver a humildade dos verdadeiros cientistas. Porque eles sabem o que sabem; mas , eles sabem que aquilo que sabem é finito..E aquilo que eles não sabem é infinito.
Ter um olhar não retido por aquilo que sabemos, é a própria condição para que haja ciência. Para que haja progresso no conhecimento do real e nos diferentes planos do real.
Como ter um coração não retido por aquilo que amamos?Trata-se antes de mais nada de amar aquilo que amamos.Crer é aquilo em que acreditamos de amar aquilo que amamos.Antes de amar nossos inimigos, seria necessário começarmos por amar os nossos amigos.Não é sempre o mais fácil.Se nós não podemos nem mesmo amar os nossos humanos, que nós amemos pelo menos um animal ou uma planta.Mas se trata de abrir o coração , a partir desta planta deste animal o coração humano pode se abrir.Através do amor a deste ser humano, o coração pode se abrir mais e, eu me tornarei, talvez, capaz de uma amor incondicional.
Mas se trata de manter o coração não retido.E através desse homem ou desta mulher que amo, é toda humanidade que também que eu amo e acolho junto.
E eu me encerro numa relação que excluiria o resto da humanidade.
Como ter uma fé retida por aquilo que no qual acredito?Crer é aquilo em que acreditamos, é respeitar a tradição ou a religião que nos fez crescer mas, não fazer um ídolo das representações de Deus, porque todas nossas representações de Deus são representações humanas, é sempre um ser relativo que fala do Absoluto.”(trecho do texto:Reencantamento do Sagrado – Jean Yves Leloup:PHD em psicologia transpessoal)
Espiritualidade: “Considero que espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano – tais como amor e compaixão, paciência e tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia – que trazem felicidade tanto para a pessoa quanto para os outros” (Dalai Lama in BOFF, l. Espiritualidade- Um caminho de transformação. Rio de Janeiro: Sextante, p.21)
“Espiritualidade como celebração da vida, que possui um movimento dialético entre interior e exterior, que envolve todos os seres. Um movimento interior alimentado pelos movimentos de reflexão, contemplação e interiorização, pelo diálogo com o nosso eu profundo. Um movimento exterior que nos coloca em contato com outros seres, que traduz o conjunto de relações existentes entre o ser humano e o restante da natureza, relações de respeito às diferenças. De solidariedade e de compaixão, que reforçam a noção de complementaridade existente entre os seres.” (MORAES, Ma. C. O Paradigma educacional emergente.11ª ed. Campinas,SP: Papirus, 2005 p.177
ROCHA FILHO, João Bernardes da, BASSO, Nara Regina de Souza e BORGES, Regina Maria Rabello. Transdisciplinaridade – a natureza íntima da educação científica.Porto Alegre: Edipucrs, 2007 “Como a espiritualidade se manifesta principalmente na ação inconsciente, ela pode ser percebida inconscientemente por todos ao redor, mas também transparece na vida de relação por meio dos valores que impregnam e determinam a conduta individual”.
Elaboração: Prof. Selito Durigon Rubin
Porque muitos falharam em conquistar a felicidade? Porque quiseram o perfume das flores, mas não quiseram sujar suas mãos para cultivá-las; porque quiseram um lugar no pódio, mas desprezaram a labuta dos treinos. Precisamos aprender a navegar nas águas da emoção se quisermos ter qualidade de vida no mundo estressante em que vivemos.
ResponderExcluirNeste mundo corrido do dia a dia devemos ter um tempinho para nós, refletir, pensar, fazer uma oração conversar com Deus para que as forças negativas não caiam sobre nós.
Gostei muito da aula de transcendência, pois foi um momento de paz que a professora nos oportunizou ,pudemos compartilhar as idéias de Leonardo Boff e ter a experiência de transcendência.
ResponderExcluirMomento em que a turma pode se concentrar e cada pessoa ficou em silêncio em um momento de fé e paz espiritual.
Acredito que transcender é algo que só se pode alcançar através da Fé, é um momento de crescimento pessoal e espiritual, onde tentamos nos desligar do mundo material para alcançar algo alem da existência humana.
Na jornada da vida estamos inertes,e com suma responsabilidade de fazer com que nossa vida tenha sentido, tanto nas horas ruins ou boas, mas temos repençar sobre como vivemos,e porque vivemos? todos nos temos problemas, tentamos minimiza-lós para que um dia possamos resolvelos mas com clareza. Porque cada individuo tem suas crenças, e acredita no que lhe é permitido. Mas cada um tem sua crença independente de clalquer coisa temos que respeitar a crença do outro.
ResponderExcluirAdriana Amorim
Transcender é um estado espiritual, onde nossa alma encontra paz e luz interior, quando nos desligamos de pensamentos considerados egoistas ou materialistas, é quando queremos alimentar somente nossa alma e nosso espirito.
ResponderExcluirDeveriamos ter todos os dias esse tipo de aula.
ResponderExcluirTranscender foi muito bom,ficamos em paz com nós mesmos e esquecemos um pouco dos problemas do dia-a-dia.
A transcendência é importante para nós seres para conseguirmos buscar um equilíbrio espiritual um conforto, uma reflexão perante o nosso sentido nesta vida terrena e buscar superar as adversidades... a oração, meditação são formas de transcender
ResponderExcluirPatricia Corradi
A aula em que fizemos a transcendência, foi um momento de bastante emoção para mim, pois depois que passam algum tempo de nossa vida deixamos de lado esses momentos, esquecendo que relembrar instantes felizes de nossa vida e sempre bom principalmente quando estamos um pouco de baixo astral, levando a vida de qualquer maneira, depois que relembrei minha infância, e lembrei que tem muitas pessoas que me amam muito, isso tudo me fez repensar tudo que estava fazendo e selecionar o que realmente eu poderia aproveitar na minha vida
ResponderExcluirGostei muito da aula de transcendência, a professora realizou conosco um momento onde refletimos onde nos desligamos do mundo real, para entra em um mundo imaginario, lembramos da nossa infancia, de todos os momentos importantes de nossas vidas.
ResponderExcluirAcho necessario por alguns instantes em nosso dia dia parar para refletir conversar com Deus agradecer, tenho certeza que as pessoas que realizarem esse processo no seu dia ficaram mais aliviadas, mais tranquilas e mais confiantes.
obrigada professora por proporcionar esses momentos para nós.
abraços
As aulas de espiritualidade, para mim em particular, estão cada vez mais interessantes. Mas a aula de transcendencia foi de suma importânci, me fazendo refletir como estou comigo mesma, pois estando bem comigo, posso fazer bem aos outros.
ResponderExcluirA aula de sobre transcedencia,foi a que mais me fez pansar na vida,pois me deu uma motivaçao onde eu vi que posso ser melhor do que já sou,assim como tambem posso melhorar com o passar do tempo.
ResponderExcluirtransceder para mim, foi dito por um espírito e compreendi que no momento dito se tratava de : a condição de vc consegui sair do nível terreno para o nível espiritual e permanecer no mundo espiritual e retornar.(o momento lá na percepção das vibrações).
ResponderExcluiratt,Denise , dpaulapessoa@hotmail.com