terça-feira, 20 de outubro de 2009

Questão Final

Olá pessoal! Vamos tentar de novo, vamos ver se as postagens poderão ser feitas agora.
Faça uma avaliação das aulas desta disciplina, expresse seus sentimentos e impressões. Valeu a pena? Atendeu ao que esperavas?
Expresse sua opinião aqui.

23 comentários:

  1. A vida é bela, mas não é tão simples vivê-la. As vezes, ela se parece com um imenso jardim. De repente, a paisagem muda e ela se apresenta árida como um deserto ou íngrime como as montanhas. Independentemente dos penhascos que temos de escalar, cada ser humano posui uma força incrível. E muitos desconhecem que a possuem. CINTHIA

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ter participado das aulas de Educação e Espiritualidade.
    Acredito muito na espiritualidade do ser humano. Valeu a pena! OBRIGADO
    Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não tem alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir! Não tenha medo dos tropeços da jornada.

    ResponderExcluir
  3. Em nossa última aula refletimos sobre nossas escolhas, que nem sempre são fáceis.
    Quando preciso tomar decisões importantes procuro pensar bastante a respeito, ponderando as vantagens e desvantagens, também observo se estarão de acordo os meus princípios. Algumas vezes torna-se necessário pedir auxilio aos pais e amigos mais próximos na tomada de decisões.
    Já precisei fazer escolhas que hoje me fazem feliz, outras ainda me entristecem, como ter deixado a família para vir à Uruguaiana e cursar Pedagogia, porém, sempre há algo de bom nas escolhas que fazemos (apesar de sempre parecer assim), eu conheci muitas pessoas maravilhosas que têm me ajudado a ser melhor a cada dia, e isto só foi possível pela coragem de ousar e buscar formas de alcançar meus objetivos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das aulas, mas confeço que as últimas me pareceram religiosas demais.
    Acredito que foi válido, mas sinceramente não apreciei tanto as últimas aulas. Amei a primeira aula.
    Em todas foram deixadas mensagens que nos fizeram refletir, mas fiquei meio desmotivada em assistir as aulas quando os assuntos se voltaram para a religiosidade.
    Posso ter entendido errado, me desculpem se estou sendo equivocada.
    Amei esta cadeira e acho que ela foi muito importante para que as pessoas compreendessem o que é espiritualidade e procuracem colocá-la em prática.
    bjsss...

    ResponderExcluir
  5. No começo de nossas aulas não consegui ver ligação entre a educação e a espiritualidade, mas agora quase no término de nossos encontros, percebo que é indispensável conhecermos e tentarmos desenvolver nossa espiritualidade, para conseguirmos um trabalho diferenciado.

    ResponderExcluir
  6. Foi bastante interessante poder pensar a respeito da espiritualidade nas práticas docentes,percebi a necessidade de trabalharmos valores, atitudes e o respeito pelos semelhantes com crianças e adolescentes.
    Adorei as aula, mensagens e dinâmicas...
    Obrigada por nos proporcionar esses momnetos prof Marisa.

    ResponderExcluir
  7. Os comentários de vocês estão me motivando a fazer uma aula de encerramento bem motivadora, no dia 14/12. Se organizem para não faltar, será nossa despedida..lá na frente...rsrsrs.E temos que começar às 9h10 para dar tempo,ok? Já estou pensando. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei as aulas. E acredito que vale a pena viver a espiritualidade em nossas vidas.
    Com uma das mais preciosas frases , de Madre Teresa de Calcutá que pedia a Deus assim.
    “Senhor permita-me que quando alguém falar comigo, ao se afastar de minha presença tenha se tornado uma pessoa melhor,”
    A profundidade de tão simples palavras revela bem o significado de nossa presença neste mundo: que tratemos nossos semelhantes como gostaríamos de ser tratados, que sejamos vínculos dos exemplos dignificantes e fonte de influencia positivas, contribuindo para que do mundo se torne um lugar cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  9. Adorei as aulas, foram bastante produtivas.
    Essa disciplina fez muitos de nos refletir sobre nossa existencia, pensar como estamos aproveitando nossa vida, se estamos so a procura de coisas materiais, se estamos atentos e preocupamos em ajudar o proximo, se estamos fazendo algo para crescer como pessoa como ser humano e não simplesmente estar de passagem por esse planeta sem deixar um pedaço de nos.
    Não tinha muita noção de como trabalhar a espiritualidade com os alunos, depois das aulas de educação e espiritualidade, percebi que a varias maneiras e que é muito importante trabalhar os valores com as crianças.

    ResponderExcluir
  10. Para mim as aulas de educação e espiritualidade, foram muito interessante,pois, a cada aula nos fez refletir, sobre nossas atitudes, valores, indiferenças, escolhas. Através das aulas podemos perceber que é possível trabalhar com nossos futuros alunos a questão da espiritualidade,não apenas se falando em religião, mas principalmente de sentimentos, afeto, valores e atitudes que contribuam para o melhoramento da criança como um cidadão do bem.Para isso o educador deve contruibuir significativamente, através de influências positivas e demonstrando muito afeto.

    ResponderExcluir
  11. "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
    Gostei muito de mensagens,as dinâmica de grupo que levam as pessoas a reverem seus hábitos, suas atitudes em relação a si mesmo e ao outro. Mas,pode-se notar que entre o ser e fazer existe uma grande lacuna nas ações e atitudes das pessoas que mesmo convivendo e trabalhando esse tema, tanto nesta disciplina como em outras tornam-se cada vez mais o oposto do que dizem. Gostei muito da mensagem da colega Edione que é da "MADRE TERESA DE CALCUTÁ" bom seria se as pessoas fossem mais solidárias com o outro que está ao seu lado sem esperar o aplauso e o reconhecimento público. "A força da amizade vence todas as diferenças...aliás...para que diferenças se somos amigos!" E para finalizar agradeço a DEUS por tudo e por me aproximar das pessoas que nem esperava afeto e atenção e também por me mostrar que pessoas as quais eu tenho por amigos, foram as primeiras a se afastar quando mais precisei mas que DEUS ilumine o caminho deles pois, o sol nasce para todos. Valdirene

    ResponderExcluir
  12. A perspectiva da busca da Verdade é sempre válida.Devemos tornar-mos mais "humanos".Isso é que nos identifica: seres com defeitos e qualidades, e a cada dia procuramos reestabelecer ligação com seres do mesmo nivel e com o transcedental.

    Aqui transcrevo um vídeo ( MPEG você pode),no qual a amiga Marisa Crivelaro cedeu a mim. Acredito que resume a idéia central em questão, no meu ponto de vista. Boa Leitura!

    “Não há nada que você não possa ser, fazer ou ter. Você é uma criatura magnífica. E esta aqui pela sua poderosa e deliberada vontade de estar aqui.
    Vá em frente! Dando atenção para que você quer. Atraindo vivencias para lhe ajudar a decidir o que você quer. Uma vez que você decida, dê atenção a isso.
    Muito do seu tempo será passando coletando dados, que o ajudarão a decidir o que você irá querer. O seu verdadeiro trabalho o que você quer e se focar nisso.Focando-se no que você quer é que você irá atrair.Esse é o processo de criação.
    Eu acredito que você é grande. Há algo magnífico a seu respeito.Não importa o que esteja acontecendo a você na sua vida. Não importa quão jovem ou quão velho você ache que você seja.Quando passar a pensar apropriadamente, esse poder interior, que é maior que qualquer coisa do mundo, começará a emergir e tomará conta de sua vida.Irá lhe alimentar, lhe vestir,lhe guiar, lhe proteger, lhe direcionar, sustentará a sua existência.Se o permitir.

    SE O PERMITIR
    VOCÊ PODE...

    ResponderExcluir
  13. Professora para mim foi de muita importancia suas aulas apesar de ter tido algumas dificuldades em conseguir ir em suas aulas mas as vezes que compareci para mim foi de grande importancia pois saia das aulas mais calma e tranquila e me ajudou muito a conhecer um pouco mais meu interior.
    Beijos Abraços Rita

    ResponderExcluir
  14. Pensava que a disciplina seria legal, mas não tinha idéia do que realmente se tratava.
    Nas primeiras aulas percebi que a disciplina é mais que "como trabalhar espiritualidade com a criança" é preparar-se espiritualmente para o mundo, é o momento de olhar para si, de refletir sobre o que sentimos,como agimos e em que acreditamos.
    Foram aulas dinâmicas e significativas, se não cuidarmos de nossa ESPIRITUALIDADE estaremos incompletos à tarefa de EDUCAR.

    ResponderExcluir
  15. Quando a turma escolheu fazer a eletiva “Educação e Espiritualidade”, gostei muito da escolha, mas fiquei me perguntando como será que a professora vai trabalhar esta disciplina? Posso dizer sem dúvidas que minhas expectativas foram superadas, pois a professora trabalhou de uma maneira tão dedicada e envolvente, que através das suas aulas, aprendi muito, com a transcendência de Leonardo Boff e tive uma vivência de transcendência espiritual muito real naquela aula. Mas confesso que a aula “Uma reflexão sobre as escolhas” foi a que mais me marcou, consegui perceber a importância das escolhas que fazemos para nossa vida e a vida dos outros. E para ser uma boa educadora, vou escolher aprender e reaprender todos os dias, vou escolher sem medo experimentar coisas novas, vou escolher ter paixão e entusiasmo pela minha profissão. Portanto somos frutos das nossas escolhas. Então façam suas escolhas e sejam felizes!!!
    Obrigada Marisa por estas vivências valiosas de espiritualidade e que você seja sempre esta educadora iluminada, que deixa transparecer a sua espiritualidade, beijos!!!! P.S. pode contar comigo para a festinha de encerramento.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito das aulas de espiritualidade e acredito que essa disciplina deveria ser obrigatória no curso.
    A espiritualidade é parte integrante do ser humano e nós como futuros educadores que vamos trabalhar com pessoas, com crianças, precisamos ter a nossa espiritualidade bem desenvolvida, pois quando estivermos dentro de uma sala de aula, alem de transmitir conhecimentos às crianças, vamos ser um dos modelos que elas vão seguir.
    Claro que não é só no âmbito profissional que a espiritualidade devera estar presente, mas em todos os momentos de nossas vidas para que possamos ser pessoas com equilíbrio pessoal e interpessoal, vivendo a vida com fé, segurança, solidariedade e amor ao próximo e a Deus.

    ResponderExcluir
  17. Acredito em esíritualidade, sou muito sensentiva,amei essa cadeira porquê nos possibilita enchergar quem somos, avaliando nossas normas, atitudes, valores, para que possamos traçar metas em nossas vidas, gosto dos videos, prefiro espiritualidade do que religião.
    Precisamos nos unir mais apenas.Temos que ter equilibrio e fé em deus para conseguirmos chegar lá, mas sem motivação do geito qui anossa aula está e sem se unir não tem como chegarmos lá juntos.
    Adriana Amorim

    ResponderExcluir
  18. Essa disciplina é indispensavel em nosso curso, eu considero a espiritualidade algo que é trabalhado diariamente, que está presente em nosso cotidiano, aprendi durante as aulas a ouvir mais os meus pensamentos e também me conheci um pouco mais, nem sempre presto atenção na aula mas em algum momento lembro daquilo que considero mais importante nas aulas, e então percebo que sempre fica algo no meu pensamento, as mensagens, canções, pensamentos expostos pelos colegas. Essas aulas de espiritualidade estão sendo muito válidas e estão trabalhando em nós aquilo que realmente precisamos mudar ou apenas rever, considerar, nos faz pensar nos outros e deixar o "EU" de lado.

    ResponderExcluir
  19. As aulas de espiritualidade são muito boas, no inicio nos sentiamos perto de Deus, mas com o passar das semanas vi que isso não acontece mais a cada aula a indiferença entre os colegas se torna mais visivel e com o pré conceito que uns tem dos outros sem conhecer a realidade de cada um, simplismente fico chateada com a atitude de alguns colegas que se acham mais que outros.Mas a verdadeira realidade está lá fora na hora de expor o que realmente veio fazer na faculdade.

    ResponderExcluir
  20. Quando escolhemos essa cadeira, o intuito foi unir a turma, não conseguimos.Porém tenho certeza que as aulas valeram para que nós pensassemos mais nos outros, aprendessemos a dividir, por isso se não ajudou a turma a se unir ensinou a pelo menos que cada um deve respeitar as limitações e opiniões de cada um, não quer dizer que a matéria não foi válida, pois valeu muito, principalmente para levarmos mais amor em nossos corações quando estivermos trabalhando com nossas crianças.

    ResponderExcluir
  21. As aulas de espiritualidade foram muito boas,
    nela pode refletir sobre minha vida, pensar um
    pouquinho se estava sendo legal com as pessoas que vivem a minha volta.
    Nas aulas a gente se sente perto de Deus, em paz mcomigo mesma.
    Bjo

    ResponderExcluir
  22. Durante o tempo em que foi desenvolvida esta disciplina, pude reforçar a minha idéia, de que a espiritualidade deve se fazer presente na vida de todos, independente de raça, credo ou religião. Ela nos ajuda a refletir sobre nossas ações, nossas convicções e pensamentos. Tenho certeza de que durante a nossa prática docente precisaremos da espiritualidade presente. As aulas foram muito proveitosas e puderam no proporcionar um crescimento como pessoas.

    ResponderExcluir
  23. As aulas foram muito interessantes para desenvolver minha espiritualidade,comecei a enchergar as coisas de uma forma diferente,procurando ver sempre o lado bom de tudo.
    No inicio me pareceu sem importancia,pois era uma pessoa egoista que nao conseguia ver o lado bom das pessoas,e atraves de mensagens e reflexoes propostas pela professora,elevei meu espirito...

    ResponderExcluir